Mundo

‘Comboio da Liberdade’ no Canadá: novo protesto ameaça a cadeia de suprimentos das montadoras

Autointitulado “Comboio da Liberdade”, o protesto de motoristas e apoiadores, começou a se manifestar ainda no fim de janeiro contra a exigência do passaporte vacinal para cruzar no Canadá. 

O bloqueio rota mais movimentada que liga o Canadá aos Estados Unidos está prejudicando ainda mais as cadeias de suprimentos globais, levando a paralisações de produção e outras dificuldades para montadoras e outros fabricantes com estoques cada vez menores.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As montadoras, que já sofrem com a escassez global de semicondutores necessários para alimentar seus carros, estão sendo particularmente afetadas pelo fechamento parcial da Ambassador Bridge, que liga Detroit, Michigan, a Windsor, Ontário, e responde por cerca de um quarto do comércio entre os dois países.

Os protestos de quase duas semanas contra os mandatos de pandemia do COVID-19 e outras restrições às vezes interromperam ou reduziram drasticamente o tráfego na Ponte Ambassador que conecta Detroit, Michigan, e Windsor, Ontário. A ponte, a ligação mais movimentada do Canadá com os Estados Unidos, responde por cerca de 25% do comércio entre o Canadá e os Estados Unidos, pois é usada para transportar veículos, peças e produtos agrícolas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Estamos observando isso muito de perto”, disse o porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em uma entrevista coletiva. “O bloqueio representa um risco para as cadeias de suprimentos, para a indústria automobilística.”

Psaki disse que um conselheiro de Segurança Interna da Casa Branca convocou uma reunião nesta quarta-feira sobre o assunto e as autoridades estão conversando com o gabinete e as montadoras da governadora de Michigan, Gretchen Whitmer.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Há uma série de medidas que tomamos proativamente”, disse Psaki.

A Stellantis, controladora da Chrysler, disse que a fábrica de montagem de Windsor teve que cortar seu primeiro e segundo turnos na terça-feira devido à falta de peças causada pelas interrupções.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A fábrica retomou a produção esta manhã. Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com nossas transportadoras para colocar peças na fábrica para mitigar mais interrupções”, disse Stellantis.

Autoridades alfandegárias dos EUA ajudaram a redirecionar algumas viagens comerciais para a Bluewater Bridge que liga Port Huron, Michigan, ao Canadá.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um porta-voz da General Motors disse à CTV News, emissora canadense, que a montadora de Detroit não viu nenhum problema, mas está monitorando a situação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile