Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente Zelensky, dirigindo-se à nação nesta segunda-feira (14), para dizer que quarta-feira (16) será o dia do ataque russo. “nos dizem que 16 de fevereiro será o dia do ataque. Faremos dele o Dia da Unidade… Neste dia, hastearemos bandeiras nacionais, colocaremos bandeiras azuis e fitas amarelas e mostrar ao mundo nossa unidade”, disse o líder ucraniano.
Eis o comunicado do governo ucraniano:
A fim de fortalecer a consolidação da sociedade ucraniana, para fortalecer sua resiliência no contexto de crescentes ameaças híbridas, informação e propaganda, pressão moral e psicológica sobre a consciência pública, eu decido:
1. Declare 16 de fevereiro de 2022 dia de unidade.
Neste dia:
levantar a Bandeira do Estado da Ucrânia sobre edifícios e estruturas em todos os assentamentos;
executar o Hino Nacional da Ucrânia às 10:00;
para manter instituições diplomáticas estrangeiras da Ucrânia nos países de acolhimento medidas de imagem apropriadas destinadas a unir e apoiar a Ucrânia.
2. O Gabinete de Ministros da Ucrânia, dentro de um dia, para aprovar o plano de ação, fornecendo, em particular:
garantindo a partir de 1º de março de 2022 um aumento do apoio financeiro aos militares das Forças Armadas da Ucrânia em 30% e trazendo para 20% a partir do início de 2022 um aumento no apoio financeiro aos militares do Serviço estadual de Guarda de Fronteira da Ucrânia e da Guarda Nacional da Ucrânia;
criação com base nos recursos de informação existentes de uma única plataforma de informação da Agência para garantir diariamente informar a população sobre o real estado da situação de segurança, medidas tomadas para fortalecer a capacidade de defesa do Estado, bem como a organização de informações adequadas e trabalhos explicativos sobre as atividades dos órgãos estaduais na garantia da segurança dos cidadãos;
acelerando a criação e o funcionamento do sistema de defesa territorial, o apoio adequado aos recursos para medidas para preparar os cidadãos para a resistência nacional.
3. Organismos estatais para garantir o seu bom funcionamento, a permanência dos funcionários no trabalho e o desempenho de suas funções de acordo com o juramento feito, e em caso de violações da aplicação das sanções adequadas da maneira prescrita.
Presidente da Ucrânia V.Zelensky
14 de fevereiro de 2022