Mundo

Rússia decide abrir fogo em embarcação ou submarino que entrar em suas águas

Nesta segunda-feira (15), uma autoridade militar da Rússia de alto escalão disse que o país está pronto para abrir fogo contra navios e submarinos estrangeiros que entrarem ilegalmente em suas águas territoriais.

A informação é da agência de notícias Interfax. Qualquer decisão desse tipo, no entanto, seria tomada apenas no “nível mais alto”, disse a autoridade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No sábado (12), os EUA negaram que tenham realizado operações militares em águas que compreendem o território russo, após Moscou dizer que um navio da Rússia repeliu um submarino norte-americano em águas russas no Pacífico.

Os EUA e demais países-membros da Otan acusam a Rússia de planejar um ataque contra a Ucrânia e apontam um crescente acúmulo de forças militares nas fronteiras. Os russos, que reuniram mais de 100 mil soldados perto da fronteira com a Ucrânia, negaram repetidamente quaisquer planos de invasão e acusaram os EUA e seus aliados de histeria.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O país exige que a Otan afaste-se da Ucrânia e de suas intenções de tornar o país fronteiriço mais um de seus membros na Europa.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, sugeriu nesta segunda-feira (14) ao ditador Vladimir Putin que Moscou continue no caminho diplomático em seus esforços para extrair garantias de segurança do Ocidente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Lavrov disse a Putin que os EUA apresentaram propostas concretas para reduzir os riscos militares, mas disse que as respostas da União Europeia e da Otan não foram satisfatórias. “Parece-me que nossas possibilidades estão longe de estar esgotadas. Nesta fase, sugiro continuar e construí-las”, declarou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile