Mundo

Bolsonaro falou a Putin sobre o interesse em pequenos reatores nucleares

(Moscou - Rússia, 16/02/2022) Presidente da República, Jair Bolsonaro acompanhado do Presidente da Federação Russa, Vladmir Putin durante declaração à Imprensa.

O presidente Jair Bolsonaro disse ao líder russo Vladimir Putin, nesta quarta-feira (16), que o  Brasil está interessado em construir pequenos reatores nucleares.

“Estamos interessados ​​em pequenos reatores nucleares”, disse Bolsonaro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O chefe do Estado russo respondeu que a Rosatom estava pronta para construir unidades de energia nuclear no Brasil, tanto em terra quanto em versões flutuantes.

A Rosatom exporta combustível para usinas nucleares brasileiras e radioisótopos para fins médicos. Ao mesmo tempo, nossa corporação está pronta para participar da construção de novas unidades de energia no Brasil, incluindo usinas nucleares de baixa capacidade, tanto em terra quanto em versões flutuantes, onde acumulou experiência única e possui tecnologias que não possuem análogos no mundo”, disse Putin.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em novembro do ano passado, a Rosatom informou que havia discutido com Brasil as perspectivas de ampliação da cooperação no átomo pacífico. Em setembro do mesmo ano, a Rosatom e a operadora brasileira de CN Eletronuclear assinaram um memorando de entendimento.

O documento prevê o desenvolvimento de cooperação em áreas como construção e manutenção de usinas nucleares de grande e pequena capacidade no Brasil, extensão da vida útil e fornecimento de combustível para usinas nucleares existentes no país, processamento de materiais nucleares, o encerramento do ciclo do combustível nuclear e a gestão dos resíduos radioativos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile