Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), por volta das 7h40, horário de Brasília, com o presidente russo, Vladimir Putin. Moscou está seis horas à frente do horário oficial brasileiro. A Putin, Bolsonaro disse que os dois países têm “muito a colaborar em várias áreas”.
No encontro, não houve mesa longa para Bolsonaro no encontro com Vladimir Putin em Moscou. O presidente do Brasil recebeu um aperto de mão caloroso e muitos sorrisos de Putin, além de um assento ao lado dele, e não no final de um móvel muito longo.
Na reunião, Bolsonaro sentou-se ao lado de Putin, diferentemente de outras visitas recentes que o presidente russo recebeu. Em reuniões com o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz, Putin e os líderes sentaram-se cada um em uma ponta de uma mesa, o que chamou a atenção em fotos oficiais por seu comprimento incomum.
A imagem de Vladimir Putin e de Emmanuel Macron sentados, cada um numa extremidade da uma imensa mesa branca correu mundo. O encontro aconteceu a 7 de Fevereiro, no Kremlin, em Moscovo. Nesta terça-feira (15) foi a vez de o chanceler alemão Olaf Scholz se sentar na ponta da mesa de seis metros de comprimento.
Putin, por sua vez, disse que o Brasil é o principal parceiro comercial da Rússia na América Latina.
“Estamos retomando relações que foram interrompidas pela pandemia. Os principais ministros de seu governo visitaram Moscou. Hoje, foi realizada uma reunião com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa. Trabalhamos ativamente em fóruns internacionais. É uma alegria recebê-los e espero que nosso encontro seja produtivo. O Brasil é o principal parceiro comercial da região da América Latina. Bem-vindo”, disse o presidente russo ao lado de Bolsonaro.