Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta sexta-feira (18), a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki foi questionada por uma jornalista durante uma coletiva de imprensa, sobre o fato de que o presidente Jair Bolsonaro expressar “solidariedade” ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita nesta semana ao país. Em sua resposta, ela realizou disse ela considerou que a grande maioria da comunidade internacional concorda com os EUA nesta avaliação.
A porta-voz d fez a ressalva de que não havia falado sobre a fala de Bolsonaro com o presidente norte-americano, Joe Biden, mas prosseguiu: “O que diria é que a grande maioria da comunidade global está unida em sua visão compartilhada de que invadir outro país, tentar tomar parte de suas terras e aterrorizar seu povo certamente não está alinhado com os valores globais, então talvez o Brasil esteja do outro lado de onde está a maioria da comunidade global.”
Ontem, ss EUA criticaram o momento e o conteúdo do encontro do presidente Jair Bolsonaro com o presidente russo Vladimir Putin.
“Vemos uma narrativa falsa de que nosso engajamento com o Brasil em relação à Rússia envolve pedir ao Brasil que escolha entre os Estados Unidos e a Rússia. Esse não é o caso. A questão é que o Brasil, como um país importante, parece ignorar a agressão armada por uma grande potência contra um vizinho menor, uma postura inconsistente com sua ênfase histórica na paz e na diplomacia”, disse um porta- voz do Departamento de Estado à TV Globo.