Mundo

ONU realiza reunião de emergência a pedido da Ucrânia

A pedido da Ucrânia, dos EUA e de outros seis países, o Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião de emergência em Nova York na noite desta segunda-feira (21), depois que o presidente russoVladimir Putinordenou tropas russas para regiões separatistas da Ucrânia.

A Associated Press informou  que não está claro se a reunião é aberta ou fechada. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Citando uma carta, a AP informou que o embaixador ucraniano na ONU, Sergiy Kyslytsya, disse que as autoridades estavam convocando a reunião em meio às ações de Putin, que o embaixador disse que violavam a carta da ONU e uma resolução da Assembleia Geral da ONU de 2014.

Na segunda-feira, Putin ordenou que as forças russas “mantenham a paz” nos territórios do leste ucraniano que foram determinados a serem administrados por separatistas. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Seguiu-se semanas de alertas de autoridades dos EUA que disseram esperar que Putin invadisse ainda mais partes da Ucrânia, enquanto o Kremlin continuava pressionando os governos ocidentais para não permitir que a Ucrânia se tornasse parte da Otan. 

“Considero necessário tomar uma decisão há muito esperada: reconhecer imediatamente a independência e a soberania da República Popular de Donetsk e da República Popular de Luhansk”, disse Putin.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Presidente Biden assinou uma ordem executiva na segunda-feira impedindo que novos investimentos, comércio e financiamento dos EUA fluam para duas regiões controladas por separatistas russos na Ucrânia, horas depois que o presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto reconhecendo as áreas como independentes.

A ordem executiva, detalhada pela Casa Branca logo após Putin fazer um longo discurso sobre sua decisão, também dá a Biden o poder de “impor sanções a qualquer pessoa determinada a operar” nas chamadas repúblicas populares de Donetsk e Luhansk.  

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile