Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Em pronunciamento na tarde desta quinta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, anunciou a “maior sanção econômica da história” à Rússia. O democrata também anunciou uma ruptura completa nas relações com o país de Vladimir Putin.
A Rússia lançou uma invasão total da Ucrânia na madrugada desta quinta, iniciando uma guerra no país, o que gerou reações de líderes mundiais.
Explosões e sirenes foram ouvidas em diversas cidades, incluindo a capital, Kiev, e em áreas separatistas do leste ucraniano.
“Putin é o agressor, Putin começou essa guerra, e ele sofrerá as consequências”, disse Biden, que avaliou que Putin deseja “uma nova União Soviética”.
Falando na Casa Branca, Biden também disse que o governo limitaria a capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares e outras moedas, e planejava sancionar outros bancos russos.
“Hoje, estou autorizando sanções fortes e novos limites sobre o que pode ser exportado para a Rússia, com custos fortes à Rússia agora e ao longo do tempo”, afirmou.
A invasão ocorre por terra, ar e mar. Diversos mísseis foram disparados. Autoridades da Ucrânia informaram que pelo menos 50 soldados russos morreram e seis aviões também russos teriam sido destruídos.
Além disso, informações dão conta de que ao menos 40 soldados ucranianos também teriam morrido. Porém, não há confirmação oficial do número de mortes até o momento.