Destaques

Ucrânia decreta lei marcial e rompe relações diplomáticas com a Rússia após invasão

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, anunciou na madrugada desta quinta-feira (24) lei marcial no país após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarar a invasão do território ucraniano.

Zelenski conversou por telefone com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e em vídeo gravado nas redes sociais pediu calma à população ucraniana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Lei marcial é uma norma que um governo implanta para substituir todas as leis e autoridades civis por leis militares. Essas, por sua vez, passam a ser definidas por autoridades militarizadas. A lei marcial é implantada pelo Exército em resposta aos cenários de extremo conflito e a crises civis e políticas. Ou em situações de perigo e catástrofes que desestabilizam o governo. Ela ainda pode ser acionada em casos especiais, que os militares consideram “situações de caos”.

Em pronunciamento à nação nesta manhã, Zelenski, anunciou o rompimento das relações diplomáticas com Moscou. “Rompemos os laços diplomáticos com a Rússia”, declarou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apesar da deterioração da segurança e da situação política nos últimos oito anos, mais de três milhões de ucranianos vivem na Rússia, motivo pelo qual a continuidade dos serviços consulares foi então considerada uma prioridade.

Após semanas de ameaças, a Rússia lançou uma invasão da Ucrânia nesta quinta, com ataques aéreos em todo país, incluindo a capital Kiev, e a entrada de forças terrestres pelo norte, leste e sul.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile