Mundo

Maioria dos eleitores diz que Biden é muito fraco com a Rússia, diz pesquisa

A maioria dos eleitores diz que o presidente Biden é muito fraco com a Rússia enquanto Moscou realiza uma invasão em larga escala da Ucrânia, de acordo com uma pesquisa Harvard CAPS-Harris Poll divulgada nesta sexta-feira (25).

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

64% dos eleitores registrados na pesquisa disseram que Biden é “muito fraco” com a Rússia, enquanto 31% disseram que ele lida com Moscou “da maneira certa”. 5% disseram que ele é “muito duro”.

A pesquisa foi realizada quando a Rússia lançou uma ampla ofensiva contra a Ucrânia, enviando tropas para o território ucraniano em três frentes diferentes enquanto lançava foguetes e mísseis em grandes cidades como Kiev, a capital ucraniana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A invasão ocorreu após semanas de alertas dos EUA e aliados europeus de que tal ofensiva seria recebida com sanções econômicas maciças contra a Rússia, embora nenhuma potência ocidental tenha indicado o desejo de enviar tropas diretamente à Ucrânia para derrotar as forças russas. 

Biden divulgou uma segunda parcela de sanções na quinta-feira contra bancos russos que detêm US$ 1 trilhão em ativos, incluindo as duas maiores instituições financeiras da Rússia, Sberbank e VTB Bank, e oligarcas russos ligados ao Kremlin. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As taxas, no entanto, não incluíam medidas mais drásticas, como expulsar a Rússia do sistema bancário internacional SWIFT ou atacar o presidente russo.Vladimir Putinpessoalmente.

“As sanções que impomos excedem o SWIFT”, disse Biden na quinta-feira. “As sanções que impomos excedem tudo o que já foi feito. As sanções que impomos fizeram com que dois terços do mundo se juntassem a nós. São sanções profundas. Vamos conversar daqui a mais ou menos um mês para ver se eles estão funcionando.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A maioria dos eleitores parece cética sobre o impacto que as sanções podem ter, com 61% na pesquisa dizendo que elas serão “ineficazes”.

Os eleitores também sugeriram que Biden é retratado como fraco no cenário internacional, particularmente após a sangrenta retirada do Afeganistão no ano passado. Cinquenta e nove por cento dos eleitores disseram acreditar que Putin invadiu a Ucrânia em parte porque “vê fraqueza no presidente Biden”, e 62% disseram que Biden “sinalizou fraqueza e convidou o ataque da Rússia” em como ele saiu do Afeganistão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os eleitores veem a invasão da Ucrânia pela Rússia como diretamente ligada à retirada do Afeganistão e à percepção de que Joe Biden é um presidente fraco”, disse o pesquisador.Mark Penn.

Dritan Nesho, codiretor da pesquisa Harvard CAPS-Harris, acrescentou que “os eleitores acreditam que o governo Biden pode e deve fazer mais para proteger a Ucrânia. Eles veem as sanções até agora como muito fracas e, em última análise, ineficazes, e a maioria diz que os Estados Unidos deveriam defender a Ucrânia em caso de uma invasão russa completa – incluindo uma maioria de democratas. Uma postura mais forte parece ser tanto a política correta quanto a boa política para o governo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A pesquisa Harvard CAPS-Harris Poll com 2.026 eleitores registrados foi realizada de 23 a 24 de fevereiro. É uma colaboração do Centro de Estudos Políticos Americanos da Universidade de Harvard e da Harris Poll.

A pesquisa é uma amostra online extraída do Harris Panel e ponderada para refletir dados demográficos conhecidos. Como uma amostra online representativa, ela não relata um intervalo de confiança de probabilidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile