Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A maioria dos americanos está segura sem máscara em ambientes fechados, inclusive nas escolas, disseram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos nesta sexta-feira (25).
A mudança altamente antecipada nas orientações de máscara da agência se baseia menos no número de casos de Covid-19 como medida principal, dando mais peso às hospitalizações e à capacidade hospitalar local.
A nova orientação coloca mais da metade dos condados do país em risco baixo ou médio para o Covid, o que significa que as máscaras não são mais necessárias lá. Esses condados representam cerca de 70% da população do país.
É uma mudança dramática em relação à orientação anterior, que recomendava máscaras em municípios com transmissão substancial ou alta, uma categoria que cobria a grande maioria do país.
As recomendações se aplicam a todos, não apenas aos vacinados ou que receberam uma dose de reforço.
A diretora do CDC, Rochelle Walensky, disse em uma entrevista na sexta-feira que a mudança reflete que o risco geral de doença grave por Covid é menor devido à ampla imunidade fornecida por vacinas ou infecções anteriores, melhorias nos testes e acessibilidade a novos tratamentos.
“Estamos em um lugar mais forte hoje como uma nação com mais ferramentas para nos proteger”, disse ela.