Mundo

Presidente da Ucrânia pede que a ONU expulse a Rússia do Conselho de Segurança

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, pediu neste domingo (27) que a Rússia perca seu poder de voto como membro do Conselho de Segurança da ONU durante o quarto dia da invasão da Ucrânia pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Zelensky disse em uma mensagem de vídeo neste domingo que a invasão da Ucrânia pela Rússia foi um passo em direção ao genocídio. “A Rússia escolheu o caminho do mal e o mundo deveria expulsá-lo do Conselho de Segurança da ONU”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente ucraniano disse ainda que o governo do país concluiu seu pedido ao Tribunal Internacional de Justiça – a mais alta autoridade legal das Nações Unidas.

Zelenskyy afirmou que esperava que o tribunal responsabilizasse a Rússia por sua invasão da Ucrânia e sua suposta campanha de desinformação para justificar seu ataque agressivo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A Ucrânia apresentou seu pedido contra a Rússia ao TIJ. A Rússia deve ser responsabilizada por manipular a noção de genocídio para justificar a agressão. Solicitamos uma decisão urgente ordenando que a Rússia cesse a atividade militar agora e esperamos que os julgamentos comecem na próxima semana”, escreveu o presidente da Ucrânia.

A Corte Internacional de Justiça é, no papel, uma das mais poderosas cortes de direito internacional do mundo. Ele detém jurisdição sobre todos os estados membros das Nações Unidas e pode ser utilizado para arbitrar disputas entre nações não membros, quando solicitado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile