Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia está relatando que as condições de segurança contra radiação e incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhya estão “ dentro dos limites normais ”.
Uma atualização na conta oficial do Telegram da agência diz:
A partir das 02h26 na cidade de Energodar na central nuclear de Zaporozhye, a terceira unidade de energia foi desconectada do sistema unificado de energia (apenas a unidade 4 está operando). Das seis unidades de energia, uma está em operação.
As condições de segurança contra radiação e incêndio em usinas nucleares estão dentro dos limites normais.
A condição de incêndio no NPP é normal.”
A agência disse que um incêndio ocorreu no prédio de treinamento do lado de fora da central nuclear, mas o Guardian não conseguiu verificar essas alegações.
Aqui é exatamente onde ocorreu o ataque à usina nuclear de Zaporizhzhya, no sudeste da Ucrânia , na manhã de sexta-feira (horário local).
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) diz que está ciente dos relatos de bombardeios na usina nuclear de Zaporizhzhya e está em contato com as autoridades ucranianas.
De acordo com um comunicado , a IAEE disse que a Ucrânia informou à agência que um grande número de tanques e infantaria russos “invadiu o posto de bloqueio” para a cidade de Enerhodar, a poucos quilômetros da Usina Nuclear de Zaporizhzhia (NPP).
O diretor-geral Rafael Mariano Grossi pediu a suspensão imediata do uso da força em Enerhodar e pediu às forças militares que operam lá que se abstenham de violência perto da usina nuclear.
Ele acrescentou que a AIEA continua consultando a Ucrânia e outros com o objetivo de fornecer “a máxima assistência possível ao país”, enquanto busca manter a segurança e a proteção nuclear.
#Ukraine: IAEA is aware of reports of shelling at #Zaporizhzhia Nuclear Power Plant (NPP), in contact with Ukrainian authorities about situation.
— IAEA – International Atomic Energy Agency ⚛️ (@iaeaorg) March 4, 2022