Mundo

Rússia culpa sabotadores ucranianos por ataque a estação nuclear

Um grupo de sabotagem ucraniano tentou “uma provocação” na usina nuclear de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, que Kiev queria usar para difamar Moscou, informou o Ministério da Defesa da Rússia nesta sexta-feira (4).

Um bando de “nacionalistas ucranianos” abriu fogo pesado contra soldados russos que guardavam a fábrica na noite de quinta-feira, disse o porta-voz do ministério Igor Konashenkov em uma coletiva de imprensa em Moscou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os agressores dispararam de um complexo de treinamento no local e queriam obter uma resposta das forças russas que colocariam em risco a maior instalação nuclear da Europa, disse ele.

“O pessoal russo usou armas pequenas para reprimir o ataque. Nenhuma arma pesada foi usada por causa do perigo potencial para a usina”, disse Konashenkov.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele disse que os sabotadores ucranianos incendiaram o complexo de treinamento enquanto fugiam, mas o incêndio foi rapidamente extinto pelos bombeiros.

“Na hora da provocação, nenhum dos funcionários da usina estava no prédio de treinamento”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As operações regulares foram retomadas na usina, com funcionários cuidando de todas as instalações e monitorando os níveis de radiação, que são normais, de acordo com Konashenkov.

O porta-voz também rejeitou as alegações das autoridades ucranianas de que Zaporizhzhia estava sob controle russo na noite de quinta-feira, afirmando que as forças russas haviam tomado a usina e seu território próximo em 28 de fevereiro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele disse que as forças ucranianas postadas lá abandonaram a área e “desapareceram” antes da chegada das tropas russas.  

‘Tentativa de difamar Moscou’

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, queria usar a “provocação do regime de Kiev” em Zaporizhzhia para acusar a Rússia de criar uma zona radioativa, disse o funcionário do Ministério da Defesa.

“As declarações que vieram prontamente de Zelenskyy sobre a suposta ameaça a uma usina nuclear e suas negociações com Washington e Londres não deixam dúvidas (sobre suas intenções)”, disse Konashenkov.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O objetivo da provocação do regime de Kiev na instalação nuclear foi acusar a Rússia de criar um foco de contaminação radioativa.”

Após o incidente de quinta-feira à noite em Zaporizhzhia, a Inspetoria Estatal de Regulação Nuclear da Ucrânia disse que não houve mudanças nos níveis de radiação na instalação nuclear.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Agência Internacional de Energia Atômica também disse que o incêndio na usina “não afetou equipamentos essenciais”.

Na semana passada, a Ucrânia disse que perdeu o controle da usina nuclear de Chernobyl, no norte do país, após uma batalha feroz com as forças russas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Ucrânia tem 15 reatores nucleares operacionais em quatro locais em todo o país, fornecendo cerca de metade de sua eletricidade, todos operando normalmente, de acordo com sua agência reguladora nuclear.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile