Mundo

Tropas russas se aproximam de outra usina nuclear da Ucrânia

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

As forças armadas da Rússia na sexta-feira (5) mais uma vez avançaram em direção a uma usina nuclear na Ucrânia.

Embaixador dos EUA nas Nações Unidas Linda Thomas-Greenfield disse ao Conselho de Segurança da ONU que as tropas russas estavam se aproximando da usina nuclear da Ucrânia em Yuzhnoukrainsk, segundo a Fox News.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O relatório vem apenas um dia depois que as forças russas atacaram a maior instalação nuclear da Ucrânia, observou a agência de notícias.

Thomas-Greenfield durante a sessão de emergência de sexta-feira alertou que a usina nuclear em Yuzhnoukrainsk estava em “perigo iminente”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“As forças russas estão agora a 32 quilômetros, e se aproximando, da segunda maior instalação nuclear da Ucrânia”, disse ela. “Então esse perigo iminente continua.”

No início da sessão, Thomas-Greenfield sinalizou que o foco da Rússia em usinas nucleares pode representar um problema para a Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“As instalações nucleares não podem fazer parte deste conflito”, disse Thomas-Greenfield, informou a Fox News. “Eletricidade confiável é vital para a instalação nuclear, assim como geradores a diesel e combustível de backup. Corredores de trânsito seguros devem ser mantidos. com a capacidade da Ucrânia de manter a segurança de suas 37 instalações nucleares e suas populações vizinhas.”

A Rússia anteriormente apreendeu a usina nuclear de Zaporizhzhia, forçando os funcionários de lá a trabalhar sob a mira de armas. Os combates também ocorreram perto da usina nuclear desativada de Chernobyl, na Ucrânia, no início da semana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Thomas-Greenfield condenou os ataques anteriores a instalações nucleares como “imprudentes e perigosos”. 

“O ataque da Rússia na noite passada colocou a maior potência nuclear da Europa em grave risco. Foi incrivelmente imprudente e perigoso. E ameaçou a segurança de civis em toda a Rússia, Ucrânia e Europa”, disse ela na época. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile