Destaques

Zelenskyy critica OTAN: “deu luz verde para mais bombardeios da Ucrânia’

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Nesta sexta-feira (4), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, criticou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) por sua decisão de não impor uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, dizendo: ‘deu “dee luz verde para mais bombardeios da Ucrânia’.

Em um vídeo no Facebook compartilhado e traduzido pela Axios na sexta-feira , Zelensky disse que os ucranianos lutaram sem medo contra os russos que invadiram seu país – e continuarão a fazê-lo –, mas foram jogados em “nove dias de escuridão” sem a ajuda da Otan.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Todas as pessoas que morrerem deste dia em diante também morrerão por sua causa, por sua fraqueza, por sua falta de unidade”, disse o presidente ucraniano em um emocionado discurso noturno.

“Hoje, a liderança da Aliança deu luz verde para mais bombardeios de cidades ucranianas, recusando-se a fazer uma zona de exclusão aérea. Você poderia fechar nosso céu. Mas… eu não sei quem você pode proteger e se você pode proteger os países da OTAN, “, disse Zelenskyy .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No discurso, Zelenskyy, no entanto, disse estar “grato” pelos amigos da Ucrânia na Otan.

“Mas também sou grato aos amigos de nosso país na OTAN. Há muitos países de nossos amigos, nossos parceiros – a maioria dos parceiros poderosos. Aqueles que ajudam nosso estado não importa o quê. Desde o primeiro dia da invasão. E eu” Tenho certeza, até a vitória. E é por isso que NÃO nos sentimos sozinhos. Continuamos lutando. Vamos proteger nosso estado. Vamos libertar nossa terra”, disse.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Otan alertou na sexta-feira que a imposição de uma zona de exclusão aérea pode provocar uma guerra total na Europa com a Rússia, que tem armas nucleares. “A única maneira de implementar uma zona de exclusão aérea é enviar aviões de combate da Otan para o espaço aéreo da Ucrânia e, em seguida, impor essa zona de exclusão aérea derrubando aviões russos”, disse Jens Stoltenberg, chefe da Otan. “Se fizermos isso, terminaremos com algo que pode terminar em uma guerra completa na Europa , envolvendo muito mais países e causando muito mais sofrimento humano.”

Zelenskiy disse que os países da Otan criaram uma narrativa de que uma zona de exclusão aérea provocaria a agressão da Rússia contra a Otan. “Esta é a auto-hipnose daqueles que são fracos, inseguros por dentro, apesar de possuírem armas muitas vezes mais fortes do que nós”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele também elogiou os ucranianos por sua resistência contra a invasão da Rússia: “Somos guerreiros da luz”, disse ele. “A história da Europa se lembrará disso para sempre.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile