Mundo

Rússia acusa Ucrânia de destruir provas de armas biológicas financiadas pelos EUA

A mídia russa alinhada ao Estado publicou documentos neste domingo (6) que afirma “confirmar” que a Ucrânia estava desenvolvendo componentes para armas biológicas.

A agência de notícias russa RIA citou o Ministério da Defesa russo, que por sua vez alegou ter obtido os documentos do Ministério da Saúde ucraniano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo de Kiev ordenou a “destruição emergencial” de patógenos, incluindo peste e antraz, em laboratórios financiados pelos EUA perto da fronteira com a Rússia, afirmou o Ministério da Defesa em Moscou neste domingo (6). Rumores anteriores de que os militares russos estavam mirando em laboratórios biológicos administrados pelos EUA foram descartados, mas o ministério prometeu provar suas alegações com documentos.

“Recebemos documentação de funcionários de biolaboratórios ucranianos sobre a destruição de emergência em 24 de fevereiro de patógenos especialmente perigosos de peste, antraz, tularemia, cólera e outras doenças mortais”, dizia um comunicado do ministério.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Em um futuro próximo, apresentaremos os resultados da análise”, disse o ministério, acrescentando que acredita que os documentos provarão que a Ucrânia e os EUA estavam violando o artigo 1 da Convenção de Armas Biológicas da ONU. Os EUA, a Ucrânia e a Rússia estão entre as mais de 180 partes deste tratado e, de acordo com o artigo 1º do acordo, todas as partes concordam “nunca, sob nenhuma circunstância, em desenvolver, produzir, estocar, adquirir ou reter” armas biológicas.

Os documentos publicados pelo ministério supostamente incluem uma ordem do Ministério da Saúde ucraniano para destruir os patógenos e listas dos germes em questão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile