Mundo

Rússia acusa Ucrânia e extremistas de planejarem ataque com potencial radioativo perto de Kharkov

Agência de Notícias Russa TASS, disse que o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) e militantes do batalhão Azov, grupo neonazista ucraniano, planejam explodir um reator no Instituto de Física e Tecnologia de Kharkov e acusar as Forças Armadas russas de lançar um ataque com mísseis a uma instalação nuclear experimental. Segundo o veículo, isso foi relatado na segunda-feira no Ministério da Defesa da Federação Russa.

“A SBU, juntamente com os militantes do batalhão Azov, estão preparando uma provocação com possível contaminação radioativa da área perto da cidade de Kharkiv. Nacionalistas minaram um reator em uma instalação nuclear experimental localizada no Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv”, disse. diz o relatório: “A SBU e os militantes do batalhão Azov” planejam explodir o reator e acusar as Forças Armadas russas de supostamente lançar um ataque com mísseis a uma instalação nuclear experimental”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Ministério da Defesa observou que “jornalistas estrangeiros chegaram a Kharkiv em 6 de março para registrar as consequências da provocação, seguidas de acusações da Federação Russa de criar uma catástrofe ecológica”.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Comentando a proposta do Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica de realizar uma reunião trilateral (AIEA-Rússia-Ucrânia) na zona de Chernobyl para desenvolver um mecanismo para garantir a segurança das instalações nucleares na Ucrânia, mencionada pelo Presidente da França , Putin observou que, em princípio, essa ideia pode ser útil, mas vale a pena considerar a realização de tal reunião por videoconferência ou em um terceiro país, disse o Kremlin.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile