Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, disse no último sábado (5) que vai telefonar a Jair Bolsonaro para oferecer fertilizantes ao Brasil, relata a agência de notícias italiana, Ansa.
A oferta ocorre após o governo da Rússia ter recomendado que fabricantes de fertilizantes suspendessem suas exportações, o que pode afetar o agronegócio brasileiro, quarto maior consumidor desse tipo de produto no mundo.
“Em segredo, aumentamos a produção de ouro, ferro e petroquímica. Agora tem o problema dos fertilizantes em nível mundial. Vou ligar para Bolsonaro para oferecer fertilizantes e também ao México”, disse Maduro na sessão plenária do 5º Congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv).
O regime chavista é aliado da Rússia, que invadiu a Ucrânia no fim de fevereiro e se tornou alvo de sanções econômicas das potências ocidentais.
Preocupado com uma possível escassez de fertilizantes, Bolsonaro vem pregando a neutralidade no conflito entre Moscou e Kiev, apesar de o Brasil ter apoiado resoluções na ONU contra a invasão.