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Depois do McDonald’s, Coca-Cola, Pepsi e Starbucks suspendem atividades na Rússia

A PepsiCo e a Coca-Cola anunciaram nesta terça-feira (8) que estavam suspendendo os negócios na Rússia após a invasão da Ucrânia por esse país , juntando-se ao McDonald ’s, Starbucks e outras corporações dos EUA.

Em uma carta aos seus parceiros nesta terça-feira (8), o CEO da Starbucks, Kevin Johnson, anunciou que a gigante do café suspenderia todos os negócios na Rússia. Johnson disse que o parceiro licenciado da loja concordou em pausar as operações em suas 130 lojas lá.

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E a Coca-Cola anunciou que está suspendendo seus negócios na Rússia. “Nossos corações estão com as pessoas que estão sofrendo os efeitos inconcebíveis desses trágicos eventos na Ucrânia”, disse a gigante dos refrigerantes em um breve comunicado.

Assim como o McDonald’s , a Coca-Cola estava sob pressão para parar de operar na Rússia nos últimos dias. No entanto, o mercado representa uma das poucas regiões do mundo onde a rival PepsiCo tem uma presença maior.

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Na terça-feira, tanto o McDonald’s quanto o Starbucks anunciaram que seus restaurantes russos fechariam temporariamente. Das duas empresas de restaurantes, o McDonald’s tem uma presença maior no país e recebe uma porcentagem maior de sua receita global dessas vendas. A Starbucks também disse que todas as suas atividades comerciais russas estão suspensas, incluindo o envio de seus produtos.

Desde a invasão russa da Crimeia em 2014, muitas empresas americanas procuraram reduzir sua exposição na Rússia e na Ucrânia.

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Centenas de empresas anunciaram suas saídas da Rússia nos últimos dias. Entre as adições mais recentes à lista estão a empresa de cosméticos L’Oreal e a montadora Ferrari. Os usuários russos também estão perdendo acesso à Netflix, lojas Ikea e produtos da Apple. Visa e Mastercard têm uso restrito por titulares russos.

No início da terça-feira, a Yum Brands, que administra os locais KFC e Pizza Hut na Rússia, também interrompeu o investimento no país. E na segunda-feira, o conglomerado gigante Procter & Gamble reduziu seus produtos e publicidade na Rússia.

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