Mundo

Zelensky critica Otan por não implementar zona de exclusão aérea na Ucrânia

Nesta quarta-feira (09), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o Ocidente será responsável por uma “catástrofe humanitária” em massa se não concordar em implementar uma zona de exclusão aérea para proteger seu país.

Durante pronunciamento na TV, ele afirmou que o nível de ameaça está no máximo, praticamente duas semanas após a invasão russa, mas que os ucranianos mostraram que nunca desistirão.

“A Rússia usa mísseis, aviões e helicópteros contra nós, contra civis, contra nossas cidades, contra nossa infraestrutura. É dever humanitário do mundo responder”, destacou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Se estivéssemos nessa situação, tomaríamos a decisão no primeiro dia. Se não fecharem nosso céu, vocês serão responsáveis pela catástrofe. É uma obrigação humanitária do mundo reagir. Agradecemos a Polônia pela disposição para enviar aeronaves. Agora, é uma questão de logística. Há um acordo entre Polônia e Estados Unidos. Mas foi dito em Washington que a proposta da Polônia não é justificada. Quando haverá essa decisão? Não temos tempo. Decidam logo. Não passem a responsabilidade para o outro”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile