Mundo

EUA: Biden suspende importação de produtos tradicionais da Rússia e revoga status comercial permanente e normal dado ao país

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que o país vai proibir importações de produtos tradicionais da Rússia, incluindo vodka, caviar e diamantes, como novas sanções pela invasão da Ucrânia. A medida foi anunciada em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (11).

Além disso, ele também comunicou a retirada do status de “país favorecido” da Rússia, que garante que o comércio entre as nações tenha as melhores condições possíveis, como preferência e isenção de impostos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A medida foi orquestrada junto com o G7 (composto por Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido) e a União Europeia, mas vai precisar de aprovação do Congresso dos EUA para entrar em vigor.

A mudança também passará por processos nacionais específicos de cada um dos países antes de ser implementada. Retirar a Rússia da lista de países favorecidos abre caminho para os EUA e aliados taxarem uma ampla gama de produtos russos, o que aumentaria ainda mais a pressão sobre uma economia que já está caminhando a uma recessão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Biden também disse ter falado com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky mais cedo, e reafirmou o apoio dos EUA ao país:

“Eu disse a ele, como disse todas as vezes que nos falamos, que os Estados Unidos está com o povo da Ucrânia, que está lutando corajosamente para defender o país deles”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile