Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Cerca de 13 mil ucranianos puderam ser evacuados por corredores humanitários hoje. No entanto, fora da cidade portuária sitiada de Mariupol , onde pelo menos 1.582 civis já foram mortos, o comboio não conseguiu sair, informou a agência de notícias Reuters neste domingo (12).
O governador regional de Donetsk disse que o bombardeio constante da cidade de 430 mil pessoas no sul da Ucrânia complicou o fornecimento de ajuda e suprimentos para aqueles que precisam, além de complicar a capacidade de retirar as pessoas com segurança.
“Eles estão bombardeando (Mariupol) 24 horas por dia, lançando mísseis. É ódio. Eles matam crianças”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy durante um discurso em vídeo.
Soldados russos saquearam um comboio humanitário que tentava chegar a Mariupol e bloquearam outro, disse um oficial ucraniano à Associated Press.
As forças russas cercaram Mariupol por pelo menos 12 dias, e os militares da Ucrânia disseram hoje que as forças russas capturaram a periferia leste da cidade, reforçando seu controle sobre o porto estratégico.
Tomar Mariupol e outros portos ao longo do Mar de Azov pode permitir que a Rússia estabeleça um corredor terrestre para a Crimeia, que conquistou da Ucrânia em 2014. Mas, a partir de hoje, Mariupol permaneceu sob controle ucraniano.