Mundo

Irã assume responsabilidade por ataque com mísseis em Erbil, no Iraque

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) disse neste domingo (13), relatado pela mídia iraniana, que havia lançado uma saraivada de ataques com mísseis de precisão no “centro estratégico de conspiração e maldade dos sionistas” na cidade de Erbil, no norte do Iraque, na noite anterior. Os ataques, que chegaram perto de um complexo diplomático dos EUA, ocorreram vários dias depois dos ataques aéreos israelenses na Síria que, segundo Teerã, mataram dois oficiais do IRGC.

A declaração do IRGC foi divulgada pela primeira vez pela agência de notícias estatal IRNA do Irã. Segundo a agência, o ataque de sábado à noite foi uma resposta a “crimes recentes do falso regime sionista”, aparentemente uma referência a um ataque aéreo israelense perto da capital síria Damasco na semana passada, que, segundo a República Islâmica, matou dois oficiais do IRGC e dois civis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O IRGC havia alertado anteriormente que Israel “pagaria o preço por tal crime”.

Imagens de vídeo mostraram uma barragem de cerca de 12 mísseis atingindo o suposto local israelense. Observadores inicialmente acreditavam que o complexo diplomático dos EUA estava sendo alvo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

No entanto, o complexo dos EUA – que ainda está em construção e sem funcionários – não foi danificado, nenhum americano foi ferido, e autoridades americanas disseram a repórteres que a instalação dos EUA provavelmente não era o alvo pretendido. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Israel não admitiu operar tais instalações estratégicas no Iraque.

Embora o IRGC não tenha admitido o lançamento de mísseis do território iraniano, o fato de terem sido usados ​​mísseis balísticos em vez de foguetes sugere que o ataque se originou no Irã. A rede Rudaw, com sede no Curdistão, informou que os mísseis “se originaram de fora da região do Curdistão e do Iraque”, citando a autoridade regional de combate ao terrorismo. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Erbil é a capital da região semi-autônoma do Curdistão do Iraque, e o consulado dos EUA atende a província de Erbil, juntamente com as outras três províncias que compõem a região: Sulaimaniya, Duhok e Halabja.

O bombardeio marca a primeira vez que o Irã lançou mísseis diretamente no Iraque desde janeiro de 2020, quando Teerã derrubou mísseis balísticos em duas bases dos EUA – uma perto de Erbil e outra mais perto de Bagdá – em resposta ao assassinato do general do IRGC Qassem Soleimani. Nenhum soldado americano foi morto no ataque iraniano, mas dezenas ficaram com lesões cerebrais traumáticas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile