Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Quase 30 mil pessoas foram evacuadas de cidades ucranianas nesta terça-feira (15) em meio à invasão russa em andamento, informou uma autoridade ucraniana.
O alto funcionário presidencial ucraniano Kyrylo Tymoshenko disse que cerca de 29.000 pessoas usaram corredores humanitários para deixar as cidades ucranianas, informou a Reuters .
Usando carros particulares, cerca de 20 mil deixaram a cidade portuária de Mariupol, que sofreu inúmeros bombardeios e milhares de vítimas nos últimos dias, segundo o funcionário.
Isso ocorre depois que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha alertou no domingo que um “pior cenário” aguardava os moradores de Mariupol, a menos que ajuda para salvar vidas fosse enviada para a cidade e um “acordo concreto, preciso e acionável” fosse alcançado sobre rotas de evacuação.
Autoridades ucranianas já acusaram a Rússia de bloquear e bombardear corredores humanitários, apesar dos acordos entre os dois países.
Mais de 100 mil pessoas já foram evacuadas de cidades na Ucrânia, segundo autoridades ucranianas.
Desde o início do conflito, há quase três semanas, mais de 3 milhões de pessoas fugiram do país, com a Polônia recebendo a maioria dos refugiados. Isso marca uma das maiores crises migratórias que a Europa viu desde a Segunda Guerra Mundial.