Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Rússia anunciou sanções contra diversos membros do governo dos Estados Unidos (EUA), incluindo o presidente americano Joe Biden. A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira (15). Todos estão proibidos de entrarem no país.
Os russos decidiram tomar a decisão após os EUA determinarem sanções contra o ditador Putin e mais membros do governo russo após a invasão da Rússia à Ucrânia.
Joe Biden, o secretário de Estado E. Blinken, o secretário de Defesa L. Austin e a presidente do Estado-Maior Conjunto Maria Milley, bem como vários chefes de departamentos e figuras americanas bem conhecidas, foram incluídos na “lista de paradas” russas.
De acordo com a Rússia, “este passo, dado em uma contrarreação, foi uma consequência inevitável do curso extremamente russofóbico tomado pela atual Administração dos EUA, que, numa tentativa desesperada de preservar a hegemonia americana, dependia da contenção frontal da Rússia”.
“Ao mesmo tempo, não nos recusamos a manter laços oficiais se eles atenderem aos nossos interesses nacionais, e, se necessário, resolveremos problemas decorrentes do status das pessoas que aparecem na “lista negra” a fim de organizar contatos de alto nível”, completou o país em comunicado oficial
Confira a lista com os americanos sancionados:
1. Joseph Robinette Biden;
2. Anthony John Blinken;
3. Lloyd James Austin III;
4. Mark Alexander Milley;
5. Jacob Jeremiah Sullivan – Assistente do Presidente dos Estados Unidos para a Segurança Nacional;
6. William Joseph Burns – Diretor da CIA;
7. Jennifer Rene Psaki – Secretária de Imprensa da Casa Branca;
8. Daleep Singh – Assistente Adjunto do Presidente dos Estados Unidos para a Segurança Nacional;
9. Samantha Jane Power – Diretora da Agência para o Desenvolvimento Internacional;
10. Robert Hunter Biden – filho do presidente dos Estados Unidos;
11. Hillary Diane Rodham Clinton – ex-candidata à presidência dos EUA;
12. Adewale Adeyemo – Primeiro Vice-Ministro das Finanças;
13. Reta Jo Lewis – Presidente e Presidente do Conselho de Administração do Banco de Exportação-Importação.
De acordo com a ditadora: “em um futuro próximo, novos anúncios seguirão na expansão da lista de sanções para incluir altos funcionários dos EUA, militares, legisladores, empresários, especialistas e personalidades da mídia que são russofóbicos ou contribuem para incitar o ódio contra a Rússia e introduzir medidas restritivas”.
“Essas ações serão realizadas em unidade orgânica com as decisões em larga escala tomadas pelo Governo da Federação Russa nas esferas financeira e bancária e outras para proteger a economia russa e garantir seu desenvolvimento sustentável”.