Mundo

Rússia alerta que Bósnia e Herzegovina também enfrentará o mesmo destino da Ucrânia se decidir fazer parte da Otan

A Rússia alertou que a Bósnia e Herzegovina (BiH) enfrentará o mesmo destino da Ucrânia se também decidir fazer parte da Otan, a aliança militar feita entre países da América do Norte e Europa.

O alerta foi feito pelo embaixador russo no país, Igor Kalabukhov, em entrevista divulgada na tarde desta quinta-feira (17).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele disse que a Bósnia e Herzegovina tem o direito de decidir se quer ser membro da OTAN, mas alertou que Moscou se reserva o direito de reagir a tal oportunidade de acordo com seus interesses.

“Se a Bósnia-Herzegovina decidir ser membro de alguma coisa, é uma questão interna . Mas a outra coisa é a nossa reação. No exemplo da Ucrânia, mostramos o que esperamos. Se houver uma ameaça, reagiremos”, Kalabukhov disse em uma TV croata.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, ele alegou que era o Ocidente que representava uma ameaça à segurança da Bósnia e Herzegovina, alegando que a Rússia estava ” supostamente preparando um plano”.

“Não temos planos. Reagimos analisando a situação estratégica e geopolítica”, disse Kalabukhov, acrescentando que “a adesão à OTAN na BiH está agora no reino da fantasia porque não há consenso sobre isso no país e isso não acontecerá. Então mude”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele afirma que seu país não está em guerra, mas na verdade está em algum tipo de missão de paz porque “liberta os ucranianos da ameaça nazista”.

“Não estamos em guerra com a Ucrânia. A guerra está oficialmente declarada. O diplomata vai a Moscou, ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia, traz uma nota e diz, o governo ucraniano decidiu declarar guerra a você. É uma guerra. Para nós, esta é uma operação militar especial”, disse Kalabukhov.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile