Mundo

ONU diz que 6,5 milhões de pessoas estão atualmente deslocadas na Ucrânia

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Seis milhões e meio de pessoas estão atualmente deslocadas na Ucrânia, disse a ONU nesta sexta-feira (18), quase o dobro do que conseguiu fugir do país, relata Lizzy Davies.

O novo número, que supera os 3,3 milhões de refugiados que entraram principalmente no território da UE, é um grande salto em relação à última estimativa da ONU de 1,85 milhão. A Organização Internacional para as Migrações, que realizou uma pesquisa entre 9 e 16 de março para ter uma ideia melhor da dimensão do problema, calculou o número de deslocados internos em 6,48 milhões.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Trabalhadores humanitários disseram ao jornal americano The Guardian no fim de semana que só conseguiram obter uma fração do que era necessário para pessoas vulneráveis ​​em movimento. Na sexta-feira, o Centro Internacional de Monitoramento de Deslocamentos do Conselho Norueguês para Refugiados disse:

A maioria dos deslocados internos está abrigada com a família ou em acomodações particulares em porões ou garagens subterrâneas. Abrigos antiaéreos e estações de metrô também são locais de refúgio.

Um número crescente está se mudando para abrigos coletivos – prédios públicos como escolas, igrejas, academias e salas de concerto – onde, além de condições de superlotação, enfrentam falta de água e eletricidade e falta de separação de gênero, aumentando muito o risco de violência baseada, transmissão Covid-19 e outros surtos de doenças infecciosas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

O grupo de proteção da ONU disse que uma das principais razões para o enorme aumento nas estimativas foi que a pesquisa da OIM teve acesso a pessoas das regiões leste e norte “próximas a áreas sob hostilidades ativas”, que acabaram por abrigar um grande número de deslocados internos nas cidades ou no mesmo local.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na semana anterior, poucas fontes de dados confiáveis ​​das últimas regiões estavam disponíveis… então a metodologia anterior considerou principalmente fontes de dados relatadas nas áreas Ocidental e Central do país. A avaliação da OIM fornece, portanto, uma visão mais abrangente da situação de deslocamento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile