Mundo

Zelensky: “Se fôssemos membros da OTAN, uma guerra não teria começado”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse neste domingo (20) que se a Ucrânia tivesse sido admitida na Otan antes, a Rússia não teria invadido.

A invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia se estendeu por mais de três semanas, com especialistas agora dizendo que a guerra chegou a um impasse que pode ser ainda mais devastador.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky disse na semana passada que as posições da Rússia nas negociações de paz estavam começando a “soar mais realistas”.

“Se fôssemos membros da OTAN, uma guerra não teria começado. Gostaria de receber garantias de segurança para o meu país, para o meu povo”, disse Zelensky ao programa “Fareed Zakaria GPS” da CNN.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Se os membros da Otan estão prontos para nos ver na aliança, façam isso imediatamente porque as pessoas estão morrendo diariamente”, acrescentou.

Zelensky disse que já havia apelado à Otan para que lhe dissessem claramente se a Ucrânia poderia aderir à aliança ou não. “A resposta foi muito clara, você não será membro da Otan, mas publicamente, as portas permanecerão abertas”, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky agradeceu aos países da OTAN que estão apoiando a Ucrânia, no entanto, ele fez questão de notar que nem todos os estados membros apoiam a admissão da Ucrânia na aliança, embora ele tenha se recusado a citar países específicos.

“Mas se você não está pronto para preservar a vida de nosso povo, se você quer apenas nos ver em dois mundos, se você quer nos ver nesta posição duvidosa onde não entendemos se você pode nos aceitar ou não… você não pode nos colocar nesta situação, você não pode nos forçar a estar neste limbo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A perspectiva de negociações com o presidente russo Vladimir Putin, dizendo que ele está “pronto para negociações com ele. Eu estava pronto nos últimos dois anos e acho que… sem negociações não podemos acabar com esta guerra”.

“Se houver apenas 1% de chance de pararmos essa guerra, acho que precisamos aproveitar essa chance”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Existem compromissos para os quais não podemos estar prontos como um estado independente”, disse Zelensky, acrescentando que incluem “qualquer compromisso relacionado à nossa integridade territorial e nossa soberania”.

“Temos que usar qualquer formato, qualquer chance para ter a possibilidade de negociar, a possibilidade de falar com Putin. Mas se essas tentativas falharem, isso significaria que esta é uma terceira guerra mundial”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esta não é a primeira vez que o presidente ucraniano menciona as implicações globais da invasão russa. A Terceira Guerra Mundial “pode ​​já ter começado” é o que Zelensky disse na semana passada em entrevista à NBC News .

“Ninguém sabe se já começou. E qual é a possibilidade dessa guerra se a Ucrânia cair, caso a Ucrânia caia? É muito difícil dizer”, disse Zelensky na época.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile