Mundo

Zelensky busca mais exportações de energia na cúpula de Doha

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu aos países produtores de energia reunidos em Doha, no Catar, um aumento no fornecimento de petróleo e gás natural para a Europa, informou a Associated Press .

Em uma aparição não programada no sábado na cúpula anual, Zelensky pediu aos participantes que ajudassem a substituir o suprimento de combustíveis fósseis da Europa que foi gravemente afetado por sanções às exportações russas em meio à invasão no país .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os estados responsáveis, em particular o estado do Catar, são fornecedores confiáveis ​​e respeitáveis ​​de recursos energéticos”, disse Zelensky em seu discurso em vídeo.

“E você pode contribuir para estabilizar a situação na Europa. Há muito que pode ser feito para restaurar a justiça”, acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O futuro da Europa depende dos seus esforços. Exorto você a aumentar a produção de energia para fazer a Rússia entender que nenhum estado deve usar a energia como arma e chantagear o mundo”, disse Zelensky.

Zelensky também aludiu a como a guerra em curso poderia desencadear uma crise alimentar que teria um efeito cascata no Oriente Médio, América Latina e outros lugares.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Catar é um dos principais produtores mundiais de gás natural.

Após as observações de Zelensky, o CEO da Qatar Energy, Saad Sherida al-Kaabi, disse que seu país não seria capaz de enviar mais gás para a Europa “imediatamente”, informou a AP.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile