Mundo

Ucrânia nega que tenha atacado depósito de petróleo russo

A Ucrânia negou a responsabilidade por um ataque a uma usina de petróleo na Rússia. O suposto atentado fez o Kremlin ameaçar na manhã desta sexta-feira (1º), segundo o horário de Brasília, se afastar das negociações de paz.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que dois helicópteros Mi-24 ucranianos foram responsáveis ​​por um ataque nesta manhã a um depósito de combustível na cidade de Belgorod, oeste da Rússia, mas acrescentou que a instalação não fornece combustível aos militares.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em seu comunicado, o ministério disse que os dois helicópteros atacaram depois de cruzar a fronteira a uma altitude extremamente baixa.

No entanto, a principal autoridade de segurança da Ucrânia negou as acusações. O país disse que não foi responsável pelo primeiro ataque aéreo a atingir solo russo desde a Segunda Guerra Mundial. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os helicópteros dispararam foguetes S-8 em um depósito da Roseneft, disse o governador regional da área, Vyacheslav Gladkov. Várias empresas próximas também foram atingidas. 

Falando na televisão nacional, o secretário do Conselho de Segurança Oleksiy Danilov disse: ‘Por alguma razão eles dizem que nós fizemos isso, mas de acordo com nossas informações isso não corresponde à realidade’.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Anteriormente, o porta-voz do ministério ucraniano Oleksandr Motuzyanyk havia se recusado a negar se eles estavam por trás do ataque. Ele disse: ‘A Ucrânia está atualmente conduzindo uma operação defensiva contra a agressão russa no território da Ucrânia, e isso não significa que a Ucrânia seja responsável por todas as catástrofes no território da Rússia… Não vou confirmar ou negar essas alegações’.

O ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, acrescentou: “Não posso confirmar nem rejeitar a alegação de que a Ucrânia esteve envolvida nisso simplesmente porque não possuo todas as informações militares”. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O vídeo compartilhado nas mídias sociais parecia mostrar o ataque acontecendo às 5h43, horário local, seguido por helicópteros voando para longe do incêndio, embora analistas tenham notado que a Rússia usa o mesmo horário de helicópteros que a Ucrânia. 

A Rússia agora ameaçou abandonar as negociações de paz após o ataque, com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, dizendo: “É claro que isso não é algo que possa ser percebido como criando condições confortáveis ​​para a continuação das negociações”. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Existem temores de que esse ataque seja uma bandeira falsa após alegações de que a Rússia tentaria justificar uma escalada de conflito ou uma desculpa para abandonar as negociações de paz encenando um ataque dentro de seu próprio território.

Isso ocorre no momento em que a Ucrânia está obtendo ganhos dentro de suas próprias fronteiras, recapturando as duas aldeias estratégicas de Sloboda e Lukashivka em uma rota principal de abastecimento, enquanto Putin continua enviando unidades de volta à Bielorrússia e ao Donbas, onde agora concentra seu esforço de guerra
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile