Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fez uma visita fora da programação oficial nesta sexta-feira (08) na Ucrânia e foi à cidade de Bucha, localidade que chocou o mundo após a retomada do controle das tropas de Kiev.
Também o alto comissário para a Política Externa, Josep Borrell, estava na comitiva.
“Aqui aconteceu o impensável. Nós vimos o rosto cruel do exército de [Vladimir] Putin. Aqui em Bucha vimos a humanidade virar frangalhos. Todo o mundo está com Bucha hoje”, disse Von der Leyen aos jornalistas.
A localidade virou notícia no mundo no último fim de semana quando os militares ucranianos conseguiram retomar o controle local após semanas de ocupação russa. Nas imagens divulgadas pela mídia e pelas redes sociais, centenas de corpos de civis estavam largados nas ruas e valas comuns em parques foram encontradas.
A Rússia nega o massacre e diz que foram os “nacionalistas ucranianos” que mataram os cidadãos. Já Kiev acusa os russos de executarem os civis sem nenhum motivo. As revelações aumentaram as sanções internacionais contra Moscou.
Borrell ainda aproveitou a visita para anunciar que o embaixador da União Europeia voltará para Kiev após ter ficado temporariamente em Lviv, cidade que não foi bombardeada pelos russos.
“Hoje posso anunciar que a UE está voltando, literalmente. O chefe de nossa delegação está a caminho de Kiev. Agora poderemos trabalhar de maneira ainda mais direta e estreita juntos”, disse o alto representante.
Von der Leyen e Borrell fizeram a segunda visita oficial de autoridades da União Europeia desde que a guerra foi iniciada, em 24 de fevereiro. No dia 1º de abril, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, foi a Kiev e discursou para os parlamentares locais, além de se reunir com líderes políticos.
*Com informações de ANSA