Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão
A Otan está trabalhando em planos para uma presença militar permanente em sua fronteira em um esforço para combater a futura agressão russa, informou o The Telegraph , citando o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.
A Otan estava “no meio de uma transformação muito fundamental” que refletirá “as consequências de longo prazo” das ações do presidente russo, Vladimir Putin, disse Stoltenberg em entrevista ao jornal.
“O que vemos agora é uma nova realidade, um novo normal para a segurança europeia. Portanto, agora pedimos aos nossos comandantes militares que forneçam opções para o que chamamos de redefinição, uma adaptação de longo prazo da OTAN”, citou Stoltenberg dizendo .
Stoltenberg, que recentemente disse que estenderá seu mandato como chefe da aliança por um ano, também disse na entrevista que as decisões sobre a redefinição serão tomadas em uma cúpula da Otan a ser realizada em Madri em junho.
A invasão da Ucrânia pela Rússia desencadeou a maior crise de refugiados da Europa desde a Segunda Guerra Mundial e levou os países ocidentais a repensar suas políticas de defesa.