Mundo

Rússia diz que quer acabar com ordem mundial dominada pelos EUA

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão

A ‘ação militar’ da Rússia na Ucrânia tem com objetivo pôr fim à ordem mundial dominada pelos EUA, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.  Segundo ele, Washington tem buscado a supremacia impondo regras ad hoc e violando a lei internacional, disse ele, em entrevista transmitida pela TV  Rossiya 24 nesta segunda-feira (11).

“ Nossa operação militar especial visa pôr fim à expansão descarada [da OTAN] e ao impulso descarado para a dominação total dos EUA e seus súditos ocidentais no cenário mundial”, disse Lavrov.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“ Esta dominação é construída sobre violações grosseiras do direito internacional e sob algumas regras, que eles agora estão exaltando tanto e que eles inventam caso a caso ”, acrescentou.

Lavrov criticou o chefe de política externa da UE, Josep Borrell. O principal diplomata do bloco disse que o conflito “será vencido no campo de batalha” ao anunciar mais ajuda militar a Kiev no último sábado. Lavrov chamou a declaração de “ ultrajante ”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“ Quando um chefe diplomático… diz que determinado conflito só pode ser resolvido por meio de ação militar… Bem, deve ser algo pessoal. Ele ou falou errado ou falou sem pensar, fazendo uma declaração que ninguém lhe pediu para fazer. Mas é uma observação ultrajante”, disse Lavrov.

O papel da UE mudou durante a crise de segurança na Ucrânia, acredita o ministro. Anteriormente, não atuava como uma organização militar “ lutando coletivamente contra uma ameaça inventada ”. Lavrov disse que a mudança foi resultado da pressão exercida sobre os membros do bloco por Washington, que o aproximou da Otan.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile