Mundo

Inflação dos EUA sobe 8,5% em março, a maior alta desde 1981

Foto: Reprodução

A inflação dos EUA chegou a 8,5% nos 12 meses encerrados em março. Esse é o nível mais alto para o índice de preços ao consumidor norte-americano desde o período que terminou em dezembro de 1981.

Os dados são do CPI (Índice de Preços ao Consumidor dos EUA, na sigla em inglês) e foram divulgados nesta terça-feira (12).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o Bureau of Labor Statistics, responsável pela publicação da inflação dos EUA, a alta do índice foi impulsionada principalmente pelos preços da gasolina, moradia e alimentação.

Considerando apenas os preços de energia, a alta foi de 32% no último ano. Os preços de alimentação tiveram alta de 8,8%. É a maior variação para itens alimentícios em 12 meses desde maio de 1981.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sem as contribuições dos setores de energia e de alimentos, a inflação acumulada em 12 meses seria de 6,5%. Os dados do Bureau of Labor Statistics tem ajuste sazonal, ou seja, considera possíveis mudanças por causa das estações.

Em 1980, a inflação norte-americana caiu depois de atingir um pico de 14,8%. Na época, a escalada da inflação tinha como uma das principais causas a alta do petróleo durante a Revolução Iraniana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile