Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Em discurso no parlamento da Lituânia nesta terça-feira (12), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que “centenas de estupros foram registrados” desde o início da invasão russa.
Zelensky disse que, entre as vítimas, estão adolescentes, crianças pequenas e até um bebê: “Centenas de casos de estupro foram registrados, incluindo meninas menores de idade, crianças muito pequenas… E até um bebê! É assustador falar sobre isso agora. Mas é verdade, aconteceu”.
Na semana passada, o jornal britânico “Mirror” noticiou que um soldado russo havia sido preso por estuprar um bebê ucraniano.
Zelensky também disse que a Ucrânia continua investigando possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia:
“Quase todos os dias novas valas comuns são encontradas. As provas estão sendo coletadas. [São] Milhares e milhares de vítimas. Centenas de casos de tortura brutal. Cadáveres humanos ainda são encontrados em bueiros e porões. Corpos amarrados e mutilados. Há aldeias bastante grandes que ficaram quase sem habitantes. Centenas de crianças são órfãs. Ou seja, pelo menos centenas de crianças, porque ainda não sabemos o número exato de vítimas”.
O ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, citou na semana passada o caso de um menino de 11 anos que foi estuprado na frente da própria mãe e de uma menina de 14 anos que engravidou após ser estuprada por cinco soldados.