Mundo

Rússia alerta para possíveis desentendimentos com a Otan no Ártico

Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão

Moscou está preocupada com as crescentes atividades do bloco da Otan liderado pelos EUA na região do Ártico, que podem ter graves implicações de segurança e ecologia, disse um alto representante russo no Conselho do Ártico, Nikolay Korchunov. O funcionário fez as declarações à agência estatal de notícias TASS em uma entrevista publicada neste domingo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A internacionalização das atividades militares da aliança em altas latitudes, envolvendo estados não árticos da OTAN, não causa nada além de preocupação. Isso aumenta os riscos de incidentes não intencionais, que, além dos riscos de segurança, também podem causar sérios danos ao frágil ecossistema do Ártico”, disse Korchunov.

O bloco liderado pelos EUA aumentou suas atividades na região, realizando exercícios militares cada vez mais maciços, complementou o funcionário. “Recentemente, outro exercício militar de grande escala da aliança ocorreu no norte da Noruega, o que, em nossa opinião, não contribui para garantir a segurança na região”, disse Korchunov.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os exercícios envolveram 1.500 soldados dos EUA, bem como forças de outros oito países da OTAN e “nações parceiras” num total de 15 mil no total. O exercício foi prejudicado por um acidente de uma aeronave MV-22B Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. O rotor de inclinação caiu em uma serra remota, matando quatro a bordo.

“A expansão da OTAN às custas de países tradicionalmente não pertencentes ao bloco não contribuirá para a segurança e a confiança mútua no Ártico, cujo fortalecimento a Rússia tem defendido consistentemente”, disse Korchunov.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile