Mundo

Japão inventa pauzinhos ‘elétricos’ que fazem a comida parecer mais salgada

Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão

Os clientes no Japão poderão em breve saborear o umami de uma tigela de ramen ou sopa de missô sem ter que se preocupar com a ingestão de sal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No que eles afirmam ser a primeira vez no mundo, os pesquisadores desenvolveram pauzinhos que criam artificialmente o sabor do sal, como parte dos esforços para reduzir os níveis de sódio em alguns dos pratos mais populares do país.

Os pauzinhos funcionam usando estimulação elétrica e um minicomputador usado na pulseira do comedor.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O dispositivo transmite íons de sódio dos alimentos, através dos pauzinhos, para a boca, onde criam uma sensação de salinidade, de acordo com Homei Miyashita, professor da Universidade Meiji, em Tóquio, cujo laboratório colaborou com a fabricante de alimentos e bebidas Kirin para desenvolver o dispositivo. .

A equipe disse que refinaria o protótipo e esperava disponibilizar os pauzinhos aos consumidores no próximo ano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os utensílios podem encontrar um público receptivo no Japão, onde a dieta tradicional tende a ser rica em sal devido ao uso de ingredientes como missô e molho de soja.

O adulto japonês médio consome cerca de 10 gramas de sal por dia, o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde. O ministério da saúde propôs reduzir a ingestão diária de sal para um máximo de 7,5 gramas para homens e 6,5 gramas para mulheres.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os pauzinhos usam “eletricidade muito fraca – não o suficiente para afetar o corpo humano – para ajustar a função de íons como cloreto de sódio e glutamato de sódio para mudar a percepção do sabor, fazendo com que os alimentos pareçam mais fortes ou mais fracos”, disse Kirin em um comunicado de demonstração.

Miyashita e Kirin disseram que testes clínicos em pessoas que seguem uma dieta com baixo teor de sódio confirmaram que o dispositivo aumenta o sabor salgado dos alimentos com baixo teor de sódio em cerca de 1,5 vezes. Eles disseram que os participantes que receberam sopa de missô com pouco sal comentaram sobre a melhora na “riqueza, doçura e sabor geral” do prato.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A alta ingestão de sal pode contribuir para a pressão alta, que é a maior causa de ataques cardíacos e derrames.

“Para prevenir essas doenças, precisamos reduzir a quantidade de sal que ingerimos”, disse o pesquisador da Kirin, Ai Sato. “Se tentarmos evitar consumir menos sal de maneira convencional, precisaríamos suportar a dor de cortar nossa comida favorita de nossa dieta ou suportar comer comida sem graça.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O laboratório de Miyashita está explorando outras maneiras pelas quais a tecnologia pode ser usada para envolver os sentidos – ele também inventou uma tela de TV que imita os sabores de vários alimentos.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com Reuters

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile