Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um bebê de três meses estava entre as seis pessoas mortas neste sábado (23) quando a Rússia disparou mísseis de cruzeiro na cidade portuária de Odesa, no Mar Negro, disseram autoridades ucranianas . Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, disse em um post do Telegram que dois ataques de mísseis de tropas russas atingiram uma área residencial da cidade.
“Nada é sagrado”, escreveu Yermak. “O mal será punido.”
Enquanto isso, forças russas na Ucrânia tentaram invadir uma usina siderúrgica que abriga soldados e civis na cidade de Mariupol, no sul, neste sábado, enquanto tentavam esmagar o último canto da resistência em um local de profundo valor simbólico e estratégico para Moscou, disseram autoridades ucranianas.
O ataque relatado na véspera da Páscoa ortodoxa ocorreu depois que o Kremlin afirmou que seus militares haviam tomado toda a cidade destruída, exceto a fábrica de Azovstal, e quando as forças russas atacaram outras cidades e vilas no sul e leste da Ucrânia.
O destino dos ucranianos na extensa siderúrgica à beira-mar não ficou claro; No início do sábado, uma unidade militar ucraniana divulgou um vídeo supostamente feito dois dias antes, no qual mulheres e crianças escondidas no subsolo, algumas por até dois meses, disseram que desejavam ver a luz do dia.
“Queremos ver céus pacíficos, queremos respirar ar fresco”, disse uma mulher no vídeo. “Você simplesmente não tem ideia do que significa para nós simplesmente comer, beber um chá adoçado. Para nós, já é felicidade.”
À medida que a batalha pelo porto continuava, a Rússia alegou que havia assumido o controle de várias aldeias em outras partes da região leste de Donbas e destruído 11 alvos militares ucranianos durante a noite, incluindo três armazéns de artilharia. Os ataques russos também atingiram áreas povoadas da Ucrânia.
Jornalistas da Associated Press também observaram bombardeios em áreas residenciais de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia; governador regional informou Oleh Sinehubov disse que três pessoas foram mortas. Na área de Luhansk, em Donbas, o governador Serhiy Haidai disse que seis pessoas morreram durante o bombardeio de uma aldeia, Gorskoi
Em Sloviansk, uma cidade no norte de Donbas. A AP testemunhou dois soldados chegando ao hospital da cidade, um deles mortalmente ferido. Perto dali, um pequeno grupo de pessoas se reuniu do lado de fora de uma igreja, onde um padre os abençoou com água no Sábado Santo.