Mundo

Chefe da ONU se reunirá com Putin em Moscou nesta terça (26)

Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão

Depois de não conseguir convencer o presidente russo, Vladimir Putin, a interromper a guerra na Ucrânia enviando um emissário, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, viajou nesta segunda-feira (25) para se encontrar pessoalmente com Putin. O chefe da ONU deve chegar na terça-feira (26) a Moscou depois de visitar Ancara, na Turquia, onde o governo vem liderando a pressão por um cessar-fogo. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Guterres está programado para viajar de Moscou a Kiev para se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, que criticou a decisão de Guterres de visitar Moscou primeiro, enquanto o bombardeio da Rússia às cidades ucranianas continua causando um impacto devastador sobre os civis.

“É simplesmente errado ir primeiro para a Rússia e depois para a Ucrânia”, disse Zelenskyy a repórteres em Kiev no sábado. “Não há justiça nem lógica nesta ordem.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A guerra está na Ucrânia, não há corpos nas ruas de Moscou. Seria lógico ir primeiro à Ucrânia, ver as pessoas de lá, as consequências da ocupação”, disse ele.

O vice-chefe do gabinete de Zelenskyy, Igor Zhovkva, disse no domingo no  “Meet the Press ” que o secretário-geral “não estava realmente” autorizado a falar em nome do governo ucraniano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os méritos do itinerário de Guterres provavelmente serão julgados pela resposta de Putin ao pedido do secretário-geral de um cessar-fogo imediato na Ucrânia.

“O secretário-geral disse que neste momento de grande perigo e consequências, ele gostaria de discutir medidas urgentes para trazer a paz na Ucrânia”, disse seu porta-voz Stephane Dujarric a repórteres em Nova York antes da viagem.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A caminho de Moscou, Guterres visitará primeiro a Turquia e se reunirá com o presidente Recep Tayyip Erdogan. Ele viaja para Kiev na quinta-feira para se encontrar com Zelenskyy e o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba. 

O chefe da ONU estará em Kiev três dias após a visita do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e do secretário de Defesa, Lloyd Austin, que vieram prometendo centenas de milhões de dólares em ajuda militar adicional. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Blinken disse na segunda-feira que conversou com Guterres e que entendeu que o chefe da ONU enviaria uma “mensagem muito forte” a Putin sobre a necessidade de acabar com a guerra e implementar um cessar-fogo imediato e abrir corredores para permitir a entrada de ajuda e a saída de civis. cidades sitiadas.

Antes da visita de Guterres a Ancara, o presidente da Ucrânia disse que “teve uma importante conversa telefônica com Erdogan, na qual enfatizou a necessidade de evacuação imediata de civis de Mariupol”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

A mídia turca disse no domingo que Erdogan reiterou o apoio de seu país às negociações para encerrar a guerra e disse que a Turquia gostaria de uma posição de “garantia” em qualquer acordo de paz.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile