Mundo

Kiev derruba a estátua da “Amizade dos Povos” que simboliza os laços entre a Ucrânia e a Rússia

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A prefeitura de Kiev começou nesta terça-feira (26) a demolir um monumento histórico da era soviética que celebra a amizade entre a Ucrânia e a Rússia, após a invasão de Moscou ao país lançada há dois meses.

Por décadas, um grande arco de titânio ficou no centro de Kiev, elevando-se sobre uma escultura de dois homens segurando uma medalha representando a Ordem da Amizade dos Povos da União Soviética.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Oito metros de metal da chamada ‘amizade dos dois povos’ desmantelados. E o que é simbólico (…) a cabeça do trabalhador russo caiu” , declarou no Telegram o prefeito da capital ucraniana, Vitali Klitschko.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

A instalação em forma de arco-íris é chamada de Arco da Amizade do Povo e foi oferecida à Ucrânia pelo governo soviético em 1982 como um símbolo da relação entre a Rússia e a Ucrânia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O arco tornou-se cada vez mais controverso ao longo dos anos, à medida que as tensões aumentaram. Depois que a Rússia invadiu a Crimeia em 2014, por exemplo, ativistas pintaram uma grande rachadura no topo. E agora, enquanto a Rússia trava uma guerra total na Ucrânia, os moradores estão divididos sobre o que fazer com isso.

Quando Scott Detrow, da NPR, falou com os moradores de Kiev no início deste mês sobre o que deveria acontecer com o arco, um queria que ele fosse preservado como um lembrete da guerra, enquanto outro ofereceu uma sugestão que não era exatamente adequada para as ondas de rádio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nesta segunda-feira (25), o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, anunciou que uma decisão havia sido tomada.

Ele disse que a estátua dos homens será desmontada, mas que o arco permanecerá de pé, com algumas alterações: será renomeado e destacado com as cores da bandeira ucraniana.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Esta semana vamos desmantelar uma escultura de bronze de dois trabalhadores, erguida em 1982 ‘para comemorar a reunificação da Ucrânia com a Rússia’”, disse Klitschko, segundo a CNN americana . “Os oito metros de metal da chamada ‘amizade de dois povos’ serão removidos do centro de Kiev.”

O desmantelamento da escultura está programado para terminar até o final de terça-feira, disse ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Arco da Amizade não é o único monumento de Kiev que as autoridades esperam recuperar nos dias de hoje.

Na segunda-feira, o secretário da Câmara Municipal de Kiev disse a um jornal ucraniano que mudará os nomes das ruas ligadas à Rússia e à Bielorrússia. Volodymyr Bondarenko disse que há 279 ruas e 60 objetos, como memoriais e placas, que se encaixam em Kiev, segundo o site de notícias polonês TVP World .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ele disse que os moradores da cidade podem enviar sugestões para que ruas sejam renomeadas e objetos sejam removidos até 1º de maio, embora demore mais para que as placas com nomes de ruas sejam realmente removidas, pois “não é hora para tais ações”.

“Ninguém pretende tirar livros de autores clássicos russos das prateleiras das bibliotecas ou proibir as pessoas de assistir a concertos de Rachmaninoff”, disse ele. “Mas a questão dos nomes das ruas e memoriais precisa ser encerrada.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile