Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ditador comunista da Coreia do Norte, Kim Jong Un, disse na segunda-feira (25) que vai acelerar o desenvolvimento do arsenal nuclear do país. A declaração foi feita durante um desfile militar em que foram exibidos mísseis balísticos intercontinentais e outras armas.
O desfile fez parte das comemorações do 90º aniversário de fundação das Forças Armadas da Coreia do Norte.
De acordo com a agência estatal KCNA, Kim declarou que “a fundação do Exército Revolucionário do Povo Coreano foi um evento de importância nacional que declarou uma resistência que desafia a morte contra o imperialismo”.
O ditador também falou ver uma “tendência global de desenvolvimento militar” e de mudança rápida no “estilo de guerra”. Por isso, disse ser preciso modernizar o Exército “em um ritmo mais rápido em termos de tecnologia militar”.
De acordo com ele, “a força nuclear da República [da Coreia do Norte] deve estar pronta para exercer sua missão responsável e dissuasão única a qualquer momento”.
Ele acrescentou que a principal função das “forças nucleares é impedir uma guerra”, mas que elas não podem ser confinadas a esse único objetivo.
“Se alguém tentar se intrometer nos interesses fundamentais de nossa nação, nossas forças nucleares serão forçadas a realizar inesperadamente sua 2ª missão”, declarou Kim.
“Nossas forças armadas estão agora totalmente preparadas para qualquer tipo de guerra. Se quaisquer forças tentarem um confronto militar com a República Popular Democrática da Coreia, eles vão perecer”.