Mundo

Ucrânia acusa Rússia de “arrastar” Moldávia para guerra

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (26), o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia condenou o que chamou de “tentativas russas de arrastar” a região separatista da Transnístria, na Moldávia, para a guerra contra a Rússia.

“[Os incidentes] coincidiram com as declarações do comando militar russo sobre seus planos de ocupar todo o sul da Ucrânia e estabelecer um corredor terrestre para a região da Transnístria da Moldávia”, frisa o texto, ao expressar preocupação com a situação na região.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Ucrânia ainda disse apoiar veementemente a integridade territorial da Moldávia e condenou qualquer tipo de invasão em larga escala. O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhaylo Podolyak, também acusou a Rússia de tentar criar conflitos na região da Transnístria.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o relato de ataques é motivo de “séria preocupação” e que Moscou está acompanhando os acontecimentos de perto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nesta terça-feira, a Moldávia relatou um segundo ataque na região separatista pró-Rússia da Transnístria. O ataque foi contra uma unidade militar perto da cidade de Tiraspol.

Na região, o alerta contra terrorismo foi elevado para o nível vermelho e foram colocados pontos de controle pelo local após os ataques.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile