Mundo

Rússia alerta que pode cortar fornecimento de gás natural para outros países da UE

Foto: Reprodução/BBC

Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, alertou nesta quarta-feira (27) que outros clientes da União Europeia podem ser cortados do fornecimento de gás natural russo se se recusarem a pagar em rublos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Seus comentários vieram depois que a Rússia interrompeu o fornecimento de gás para a Polônia e a Bulgária, uma medida que os líderes europeus denunciaram como “chantagem”.

Em um comunicado, a gigante russa estatal Gazprom disse que estava cortando o gás natural da Polônia e da Bulgária porque se recusaram a pagar em rublos russos, de acordo com um decreto emitido no mês passado pelo presidente Vladimir Putin . A Gazprom disse que não recebeu nenhum pagamento desde o início do mês.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Falando aos repórteres, Peskov disse:

A Rússia foi e continua sendo um fornecedor confiável de recursos energéticos para seus consumidores e continua comprometida com suas obrigações contratuais.

Ele acrescentou:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quando os prazos de pagamento se aproximarem, se alguns consumidores se recusarem a pagar sob o novo sistema, então o decreto do presidente será aplicado.

Questionado se a Rússia estava pronta para as perdas orçamentárias que poderia suportar se os países europeus se recusassem a pagar pelo gás em rublos, Peskov respondeu:

Tudo foi calculado, todos os riscos foram previstos e as medidas necessárias tomadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile