Mundo

Zelensky diz que negociações de paz com a Rússia estão perto de entrar em colapso

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta sexta-feira que há um alto risco de que as negociações de paz com Moscou terminem e os legisladores dos EUA prometeram avançar rapidamente em um plano de enviar até 33 bilhões de dólares para ajudar Kiev a continuar lutando contra a Rússia.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse durante uma visita a Kiev na quinta-feira que intensas discussões estão em andamento para evacuar civis da siderúrgica em Mariupol, que está sob forte ataque russo como parte de uma ofensiva no sul e leste.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um dos combatentes escondidos na cidade, um dos principais alvos da invasão da Rússia, disse à Reuters que os comentários lhe deram esperança de que centenas de civis bloqueados com eles na usina por semanas sejam evacuados após muitas tentativas fracassadas. 

O escritório de Zelensky havia dito que uma operação estava planejada para retirar civis da usina na sexta-feira, mas não havia sinal de evacuação quando o anoitecer caiu. Mais tarde, ele expressou pessimismo sobre a perspectiva de continuidade das negociações de paz com a Rússia, culpando a raiva pública pelo que ele disse serem atrocidades cometidas pelas tropas russas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“As pessoas (ucranianos) querem matá-los. Quando esse tipo de atitude existe, é difícil falar sobre as coisas”, disse para jornalistas poloneses.

Tendo falhado em um ataque a Kiev, no norte da Ucrânia, no mês passado, a Rússia agora está tentando capturar totalmente duas províncias do leste conhecidas como Donbas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Ucrânia reconheceu ter perdido o controle de algumas cidades e vilarejos desde o início do ataque na semana passada, mas diz que os ganhos de Moscou tiveram um custo enorme para uma força russa já desgastada por sua derrota anterior perto da capital.

“Temos perdas sérias, mas as perdas dos russos são muito, muito maiores… Eles têm perdas colossais”, disse o assessor presidencial Oleksiy Arestovych, sem dar mais detalhes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Autoridades ocidentais disseram que a Rússia está sofrendo menos baixas depois de diminuir a escala de sua invasão, mas os números ainda são “bastante altos”, enquanto o Ministério da Defesa britânico disse que os ganhos russos foram limitados e tiveram um “custo significativo”.

Autoridades ucranianas disseram que a Rússia está atacando toda a linha de frente na região leste de Donetsk com foguetes, artilharia, morteiros e aeronaves para impedir o reagrupamento ucraniano, mas uma autoridade dos EUA disse que a ofensiva parece estar atrasada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Do sul da Ucrânia, os militares ucranianos disseram que os russos “continuam a se reagrupar, aumentar a eficácia do fogo e melhorar as posições”.

*Com informações de Reuters

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile