Mundo

EUA dizem que Fiji apreendeu superiate de US$ 300 milhões de bilionário russo

Um iate de US$ 300 milhões supostamente de propriedade do bilionário russo Suleiman Kerimov foi apreendido pelas autoridades de Fiji a pedido dos EUA, anunciou o Departamento de Justiça na quinta-feira.

O navio de luxo de 106 metros, conhecido como Amadea, foi apreendido depois que o Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia descobriu que estava sujeito a confisco com base na causa provável das violações das sanções.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo dos EUA havia dito em documentos judiciais que “Kerimov e aqueles que agem em seu nome e em seu benefício fizeram com que as transações em dólares americanos para a AMADEA fossem enviadas através de instituições financeiras dos EUA, após um tempo em que Kerimov foi designado pelo Departamento do Tesouro”.

O procurador-geral Merrick Garland disse que a decisão deve deixar claro que “não há esconderijo para os bens de indivíduos que violam as leis dos EUA, e não há esconderijo para os bens de criminosos que permitem o regime russo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O Departamento de Justiça será implacável em nossos esforços para responsabilizar aqueles que facilitam a morte e a destruição que estamos testemunhando na Ucrânia”, acrescentou Garland.

Um advogado de Kerimov na França não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Os advogados da empresa listada como proprietária do iate negaram que Kerimov tenha qualquer ligação com ele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A medida ocorreu quando as nações ocidentais aumentaram os esforços para confiscar e congelar ativos em todo o mundo pertencentes a elites russas sancionadas com laços com o presidente russo, Vladimir Putin. 

Um bilionário que tem sido chamado de “Russian Gatsby”, Kerimov é uma das pessoas mais ricas do mundo, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index . Acredita-se que grande parte de sua riqueza venha da participação de sua família na Polyus – a maior produtora de ouro da Rússia. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 2018, Kerimov foi sancionado pelos EUA, juntamente com outros sete oligarcas russos, por se beneficiar do regime de Putin e da “atividade maligna da Rússia em todo o mundo”, incluindo a ocupação da Crimeia e os esforços para subverter as democracias ocidentais. Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, Kerimov foi atingido por sanções adicionais pelo Canadá, Reino Unido e UE 

O Amadea chegou a Fiji no mês passado. A embarcação foi “impedida de deixar as águas de Fiji” até que um mandado de apreensão do iate fosse finalizado pelas autoridades dos EUA, disse o promotor público de Fiji, Christopher Pryde, em comunicado na época. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile