Mundo

Embaixadora da ONU: Rússia não tem ‘nada a comemorar’ no Dia da Vitória

A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas disse à CNN americana neste domingo (8) que a Rússia “não tem nada a comemorar” no Dia da Vitória, citando uma série de perdas que o país enfrentou em sua guerra com a Ucrânia.

Linda Thomas-Greenfield disse a Jake Tapper, da CNN, que a Rússia intensificou a guerra na Ucrânia, que já se estende por quase três meses, e que “parte dessa escalada foi consequência de seus fracassos”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eles não têm nada para comemorar amanhã. Eles não conseguiram derrotar os ucranianos. Eles não conseguiram dividir o mundo ou dividir a OTAN”, disse Thomas-Greenfield. “Eles só conseguiram se isolar internacionalmente e se tornar um estado pária em todo o mundo. Então, o que eles estão comemorando amanhã é sua própria falta de sucesso.”

O Dia da Vitória, que será observado na segunda-feira, é uma das maiores celebrações da Rússia. O feriado celebra a vitória da Rússia sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Depois de invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro, as forças russas enfrentaram derrotas humilhantes na capital Kiev e foram forçadas a se retirar em meio a uma contra-ofensiva ucraniana.

As tropas russas se reagruparam no mês passado para uma nova ofensiva na região leste de Donbass, na Ucrânia, antes do Dia da Vitória. Desde então, a Rússia declarou vitória sobre a cidade portuária de Mariupol, que as forças russas bombardearam e bombardearam repetidamente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile