Mundo

Ferdinand Marcos Jr, filho de ex-ditador, se torna presidente das Filipinas

Ferdinand Marcos Jr, filho e homônimo do ditador filipino deposto em uma revolta popular em 1986, venceu a eleição presidencial por uma grande margem nesta segunda-feira (9), de acordo com resultados não oficiais, divulgados pela Reuters.

Marcos está a caminho de garantir cerca de 60% dos votos nas eleições realizadas nesta segunda-feira (9), dando-lhe o mandato mais forte para presidente desde o governo de seu pai.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Até o momento, com votos apurados em 77,32% das esquadras, Marcos tem 25,05 milhões de votos, segundo vários meios de comunicação locais que citam dados da comissão eleitoral na noite de segunda-feira. Seu adversário mais próximo, a vice-presidente Leni Robredo, teve 11,92 milhões de votos.

A vitória de Marcos conclui um esforço de décadas de sua família para recuperar o poder após a revolta em massa de 1986, que encerrou abruptamente o governo de 20 anos de seu pai e forçou os Marcos ao exílio no Havaí até o início dos anos 1990.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Marcos não apresentou nenhuma plataforma política real, mas espera-se que sua presidência dê continuidade ao líder cessante Rodrigo Duterte, cuja abordagem implacável se mostrou popular e o ajudou a consolidar o poder rapidamente.

Em vez de participar de debates na TV, “Bongbong” Marcos procurou diretamente seus seguidores por meio de plataformas como o Facebook, onde tem mais de seis milhões de seguidores. 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile