Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Suécia disse neste domingo (15) domingo que apoiam a adesão do país à Otan, abandonando décadas de oposição após a invasão da Ucrânia pela Rússia e criando uma grande maioria parlamentar a favor da adesão.
“O conselho do partido decidiu em sua reunião de 15 de maio de 2022 que o partido trabalhará para que a Suécia se inscreva na OTAN”, disseram os social-democratas em comunicado.
Com a Finlândia já pronta para entregar seu pedido, a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, está quase certa de lançar um pedido formal dentro de dias, relata a Reuters.
A primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson , acrescentou que irá ao parlamento na segunda-feira para buscar amplo apoio para um pedido de adesão à Otan, depois que seu partido abandonou sua oposição de longa data à adesão após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
“Amanhã vou garantir que há um amplo apoio parlamentar no Riksdag para um pedido de adesão sueco e depois disso estaremos prontos para tomar uma decisão do governo”, disse Andersson em entrevista coletiva, informou a Reuters.
A Finlândia anunciou no domingo que pretende se candidatar à adesão à OTAN, abrindo caminho para que a aliança militar ocidental de 30 membros se expanda em meio à guerra da Rússia na Ucrânia.
O presidente Sauli Niinisto e a primeira-ministra Sanna Marin fizeram o anúncio em uma entrevista coletiva no Palácio Presidencial em Helsinque.