Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou à AFP que apresentou nesta segunda-feira (16) sua tão esperada renúncia ao presidente Emmanuel Macron, que deve anunciar seu sucessor nas próximas horas.
Segundo pessoas próximas ao presidente, uma mulher poderia suceder Castex.
Suas medidas abrem caminho para uma reforma do gabinete amplamente esperada pelo presidente Emmanuel Macron após sua reeleição em abril, conforme informou a Reuters.
O chefe do Estado francês disse que está procurando um primeiro-ministro com personalidade verde e social. credenciais de política.
Seus aliados disseram que ele provavelmente indicará uma mulher, que seria a primeira desde que Edith Cresson ocupou brevemente o cargo durante a presidência do líder socialista François Mitterrand no início dos anos 1990.
A atual ministra do Trabalho, Elisabeth Borne, 61, é amplamente esperada para conseguir o emprego.
Burocrata de carreira, antes de ingressar no governo de Macron serviu a vários ministros do Partido Socialista, Borne teve um breve período como ministra do Meio Ambiente em 2019 – quando ela impulsionou políticas amigáveis à bicicleta.
Ela então assumiu o Ministério do Trabalho e supervisionou as negociações com os sindicatos que resultaram em um corte nos benefícios de desemprego para alguns candidatos a emprego.
*Com informações de AFP